renováveis magazine

Sucesso na apresentação pela Circutor dos projetos PVing CHARGE e ECOASIS

Sucesso na apresentação pela Circutor dos projetos PVing CHARGE e ECOASIS

“O modelo ECOASIS permite-nos deixar um legado menos contaminado à nova geração. Até agora, cada geração deixou um mundo mais contaminado para a próxima.” referiu o Diretor de Inovação da Circutor durante a apresentação dos dois novos projetos.

Foram apresentados a 16 de abril, os projetos PVing CHARGE e ECOASIS, dois projetos da Circutor para resolver problemas de carregamento de veículos elétricos. Mais de 100 pessoas assistiram à cerimónia de inauguração destas duas inovadoras instalações na sede do Circutor, em Viladecavalls.

O dia começou com as boas-vindas de Joan Comellas, CEO da Circutor, agradecendo aos presentes a presença num momento tão importante onde irão apresentar soluções para os novos desafios colocados pelo atual cenário da eletromobilidade. “A eletromobilidade tem vindo a crescer, ultrapassando barreiras, com todos os países com desafios semelhantes a caminharem para um modelo semelhante. Os fabricantes de veículos tomaram a decisão de fazer a transição para veículos elétricos e é improvável que isso seja invertido.” Joan Comellas destacou a importância de estar preparado para tal situação: Temos que acelerar muito a implantação de infraestruturas para carregamento de veículos elétricos se não quisermos enfrentar graves problemas de mobilidade. Na Circutor aceitamos o desafio.”

Joan Brossa, Responsável de Energias Renováveis ​​na Circutor, apresentou o projeto PVing CHARGE, uma solução de carregamento através de coberturas com painéis solares e acumulação de energia. Este conceito utiliza uma cobertura solar com suporte de bateria e aproveita 100% da geração fotovoltaica, garantindo a máxima contribuição no carregamento de proximidade a qualquer hora do dia, graças à flexibilidade e adaptabilidade da acumulação de baterias de lítio. Esta instalação não afeta as necessidades de energia em cada cliente e ainda flexibiliza a procura da rede. Além de evitar a erosão climática nos veículos estacionados, também utiliza uma estrutura própria para a produção de energia solar fotovoltaica em horário solar, reduzindo o consumo da rede de distribuição elétrica e, portanto, a fatura mensal.

Alfonso Collado, Diretor de Inovação da Circutor, apresentou também outro grande projeto da empresa – ECOASIS – um novo e disruptivo conceito da Circutor que permite, em qualquer parte do país, construir uma estação de serviço com carregamento para veículos elétricos ou hidrogénio, sem necessidade de ligação à rede elétrica.O ECOASIS abre milhares de possibilidades ao ser um projeto muito inovador. Até agora, a energia era consumida ao mesmo tempo que era gerada e é aí que reside a mudança de paradigma. Com o ECOASIS a energia é gerada quando há disponibilidade e consumida quando há necessidade”, comentou Alfonso Collado.

A energia é fornecida por fontes de geração renováveis ​​localizadas no próprio posto ou nas suas imediações, como painéis solares, geração eólica, baterias de hidrogénio, geotérmicas, hidráulicas, entre outras. “Os sistemas de energia funcionam como vasos comunicantes. Podemos transferir energia da bateria de hidrogénio para a bateria de lítio e vice-versa, dependendo das necessidades.”

O Diretor de Inovação da Circutor quis destacar a importância deste novo projeto: “O modelo ECOASIS permite-nos deixar um legado menos contaminado à nova geração. Até agora, cada geração deixou um mundo mais contaminado para a próxima.”

Para ilustrar a importância destes dois projetos, a Top Cable, um dos principais fabricantes de cabos elétricos da Europa, com sede em Rubí, apresentou a sua história de sucesso com a aplicação do PVing CHARGE. A sua solução de carregamento de trabalho alimentada por pérgulas solares é a maior da Europa. “Estávamos a considerar uma solução para carregamento. No nosso país existem muitas zonas de estacionamento não utilizadas, apenas utilizadas como uma espécie de arrecadação de automóveis. E temos a oportunidade de aproveitar este espaço para gerar energia”, comentou Manel Milà CEO da Top Cable. “O futuro será elétrico ou não será”, afirmou, para realçar a necessidade de mudança para uma energia mais eficiente.

Posteriormente foi organizado um debate para descobrir as chaves para acelerar a eletrificação da mobilidade liderada por Isabel del Olmo, Chefe do Departamento de Mobilidade Sustentável; Assumpta Farran, Diretora Geral de Energia da Generalitat da Catalunha; Alejandro Valdovinos, Diretor de Relações Institucionais da CIRCUTOR; Josep Casas, Diretor do Gabinete de Transição Energética do CECOT; Francesc Ribera, Gestor do CEEC, Efficient Energy Cluster, e moderado por Pere Soria, Business Development Manager da Área de Energias Renováveis ​​da Circutor. Durante esta mesa redonda, Alejandro Valdovinos destacou que “era necessária uma estratégia nacional para promover a eletromobilidade. Todas as diretrizes e regulamentações que estamos ainda à espera carregam atributos técnicos e devemos estar preparados para dar uma resposta.” E, neste sentido, na Circutor toda a gama de carregadores elétricos foi renovada. Josep Casas destacou que “a alavanca para entrar nas energias renováveis ​​tinha sido a poupança, mas que “atualmente a motivação mudou e agora procuramos também ajudar no processo de descarbonização. É importante que todos os agentes envolvidos procurem soluções para agilizar a descarbonização e a transição para a eletromobilidade”. Isabel del Olmo apelou a “sermos ambiciosos e estabelecermos objetivos, e só com a colaboração pública e privada chegaremos lá”. Por sua vez, Assumpta Ferran afirmou categoricamente que “o futuro da estrada é elétrico. Apenas elétrico.”

No final da mesa redonda, os 2 projetos foram apresentados ao público e a Isabel del Olmo, Chefe do Departamento de Mobilidade Sustentável; Assumpta Farran, Diretora Geral de Energia da Generalitat da Catalunha; e Ramón Comellas, CEO da Circutor, inauguraram a instalação cortando a fita cerimonial.

CIRCUTOR, S.A.
Tlm.: +351 912 382 971 · Fax: +351 226 181 072
www.circutor.com

Translate »